src=httph1.flashvortex.comdisplay.phpid=2_1317268078_2932_134_0_660_41_6_1_124 type=textjavascriptscript

MENSAGENS

CONVICÇÃO, CERTEZA e CONFIANÇA



O assunto principal a ser tratado é CONVICÇÃO. Este tema é muito importante na atualidade, visto que vivemos momentos de  incerteza e desconfiança.

A intenção é levar-nos à reflexão sobre tão importantes posicionamentos diante do quadro de instabilidade espiritual que vive o povo de Deus.

Na verdade faço uma mistura dos assuntos, visto que os três (convicção, certeza e confiança) são praticamente inseparáveis e são relacionados à fé cristã.

Antes de continuarmos, vamos traçar um roteiro de 07 pontos principais para melhor refletirmos este tema:

1    .    Explicando o significado CONVICÇÃO;

2    .    Falta convicção nos evangélicos atuais;

3    .    A urgência;

4    .    O homem de duplo pensamento é inconstante;

5    .    A convicção mantém o crente seguro em qualquer ambiente;

6    .    O papel dos líderes no desenvolvimento da convicção do crente;

7    .    Sem fé é impossível agradar a Deus.

1 - Explicando o significado de convicção:

A palavra convicção de acordo com o dicionário da Língua Portuguesa significa:

"Resultado de convencer; certeza obtida por demonstração ou por evidências; crença baseada em provas"

Vc é pai ou mãe tem certeza disso!

Acrescento ainda a este significado um sentido mais profundo, onde afirmo que a convicção trata-se de uma crença segura em um determinado conceito que leva o indivíduo a defender, com todas as suas forças, aquilo em que ele acredita. A convicção está relacionada à certeza de que os escritos bíblicos são verdadeiros, embora os fatos não tenham sido presenciados  pelas pessoas de nossa época no momento em que ocorreram, mas baseando-nos de que a bíblia foi “inspirada”( Sopro (Jó 33.4). 2) Influência especial do Espírito Santo ao guiar alguns dos seus servos do passado para dizerem ou escreverem aquilo que ele quis comunicar aos seres humanos. (2Tm 3.16; 1Pe 1.10-11; 2Pe 1.19-21).") pelo Espírito Santo aos homens e por isso  estamos convictos de que a Bíblia é a Palavra de Deus.

2 – Falta convicção de salvação em muitos evangélicos atuais
A convicção da salvação é o que entendemos que falta na vida de muitos evangélicos da atualidade. Basta observarmos o comportamento contraditório de alguns do nosso povo para chegarmos à conclusão de que falta comprometimento real com o evangelho de Cristo. 


Exemplo disto é a busca pelas igrejas no interesse de conquistar bênçãos materiais em primeiro lugar. Isto é uma clara contradição aos valores bíblicos.  Como alguém pode falar no Deus bíblico que diz "vai vende tudo o que tens e dê aos pobres e assim terás um tesouro no céu", e, ao mesmo tempo, buscar as coisas materiais em primeiro lugar. A bíblia ensina que a busca pela salvação deve ser em primeiro plano. Esta
“inversão de valores” da igreja faz com que os seus membros fiquem desorientados. Vimos isto acontecendo nos tempos de Jesus:

"Jesus purifica o templo: João Jo.2.13; Mt 21.12-17; Mc 11.15-18; Lc 19.45-48

E estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.
E, tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, bem como os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas,
e disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes e não façais da casa de meu Pai casa de vendas.
E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará."

Percebemos que existem várias pessoas no mundo cristão titubiando entre dois pensamentos. Ou seja, divididos entre o que aprendem na igreja com aquilo que aprendem nas faculdades, escolas e nos programas ditos evangélicos da TV. Muitos se encontram na situação descrita por João, no livro de Apocalipse, relatando as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: "Mornos" - nem frios, nem quentes. (Ap 3.15 e 16)


A falta de “convicção” de “certeza” e “confiança” plena na mensagem bíblica leva o crente ao esfriamento, assim como a ter dúvidas à respeito do caminho que está seguindo. Ninguém consegue "servir a dois senhores!".

 "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." (Mt.6.24)

Assim como, não é possível sermos felizes pisando em terreno inseguro. “Convicção” corresponde a pisar em terreno firme, seguro, sem dúvidas, seguindo com determinação a carreira que nos foi proposta através dos ensinamentos deixados pelos santos profetas e apóstolos. 

 "Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta," (Hb.12.1)

3 - Urgência

Precisamos destacar a urgência do assunto em pauta. A igreja vive momentos duvidosos sobre o certo e o errado. Na maior parte das vezes o problema está relacionado à falta de conhecimento da Palavra de Deus. 

"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mt 22.29)

As influências dos falsos pregadores, ensinadores e outros com fácil acesso aos irmãos estão destruindo as convicções transmitidas pelo pastor da igraja
O momento de voltar a acreditar com toda convicção na Bíblia Sagrada é hoje. É agora! É urgente!

4 - O homem de duplo pensamento é inconstante

Na carta de Tiago 1.6-8 está escrito que o homem duvidoso é como a onda do mar, levada pelo vento. Diz ainda, que este homem é inconstante em todos os seus caminhos. Traduzindo é o crente que uma hora crê de uma forma, dependendo do momento, crê de outra forma, e assim vai. Não tem convicção de sua chamada para a salvação. A previsão para estes é severa "não pense o tal que receberá do Senhor alguma coisa".

5 - A convicção mantém o crente seguro em qualquer ambiente

A bíblia relata a comparação ao homem prudente que construiu sua casa na rocha. Assim é o crente convicto da verdade dos ensinamentos bíblicos - é como uma rocha. Vem os ventos, as chuvas, as tempestades, mas a casa está firme. Fazendo uma análise à nossa vida baseada no texto em referência, os ventos, as tempestades, as chuvas são os problemas, as dificuldades, e também os "novos evangelhos" da atualidade insejando um novo comportamento mais atualizado. Quando vem estas coisas, o crente em Cristo permanece firme como edificado na Rocha.

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. " (Mateus 7.24 e 25)

6 - Sem fé é impossível agradar a Deus

Hebreus 11

Analisando mais profundamente, certeza é saber que aquilo que se está fazendo é o certo. Neste ponto destaca-se o entendimento sobre a Verdade Absoluta. 

A Verdade Absoluta está relacionada ao Cristo que declarou: "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. O crente em Cristo acredita com toda certeza que só o Senhor é Deus.




              PORQUE DEVEMOS IR A IGREJA?

De que forma você responderia a pergunta acima? Certamente você daria no mínimo pelo menos uma razão ou milhares de razões. Mas deixando “suas razões” de lado, e buscando na Bíblia reposta para tal questionamento, veremos ao final se “suas razões” são exatamente as “razões de Deus”.

Primeiramente é necessário entendermos que IGREJA foi uma idéia criada por Deus e não pelo homem. Deus inventou a IGREJA muito antes de nossa existência neste planeta. Sobre isto lemos em Efésios 3:10-11 “... Para que agora, pela igreja, a multiforme ( que tem muitas formas) sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor...” Veja que a idéia de IGREJA foi um propósito que Deus fez em Cristo.


PRINCIPADOS E POTESTADES. Há duas interpretações possíveis deste versículo. (1) Os "principados e potestades nos céus" podem referir-se aos anjos bons (Cl 1.16). Eles contemplam a multiforme sabedoria de Deus, à medida que Ele a demonstra através da igreja (1 Pe 1.10-12). (2)                                                       Os "principados e potestades nos céus" podem referir-se aos poderes dominantes das trevas, na esfera espiritual (Ef. 6.12; Dn 10.13,20,21), aos quais o "eterno propósito" de Deus está sendo conhecido, através da proclamação da salvação pela igreja e do seu conflito espiritual com Satanás e suas hostes


Sabemos que a palavra IGREJA é oriunda do grego e quer dizer assembléia, reunião, ou seja, reunião de pessoas que concordam e seguem um determinado propósito. Isto é a idéia de IGREJA para Deus. Mas qual é o propósito de fazer pessoas se reunirem com certa freqüência? A resposta para isto encontramos em Hebreus 10:25-27 “... Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Porque, se pecarmos voluntariamente(abandonar a Cristo), depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.”

Entre outros motivos descritos na Bíblia, a IGREJA existe para que nos admoestemos uns aos outros, ou seja, venhamos a aprender, a louvar, a adorar, a exortar entre nós, para que mantenhamos a fé sobre o plano de salvação de Cristo.

Quando freqüentamos uma escola, sabemos que estamos a passar de ano, ou para o grau seguinte, em função das notas das avaliações e provas, mas mais importante que as notas, e a nossa presença que conta. Se um aluno não tiver um mínimo de presença nas aulas, como estará preparado para os próximos desafios?

A IGREJA funciona da mesma forma. Se faltamos aos cultos (indiferente se o culto ocorre durante a semana, final de semana, de dia, de noite, etc.) com freqüência, como é que iremos aprender mais de Cristo? Como é que aprenderemos a nos “admoestarmos”?

Não são poucos os crentes que crêem que ir aos cultos é algo penoso, principalmente em se tratando dos cultos aos domingos pela manhã, as chamadas “escolas dominicais”. A Bíblia diz que isto não deve e não pode ser algo “chato” e penoso de se fazer, e sobre isto lemos em I João 5:3 “... Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados ...”. Ir e freqüentar a IGREJA que Deus criou é um mandamento, e de forma alguma devemos achar que isto é pedir demais para as nossas vidas. Antigamente as pessoas iam aos templos oferecer sacrifícios a Deus, hoje ainda oferecemos sacrifícios, mas ao invés de serem animais, somos nós que devemos nos apresentar em sacrifício vivo perante Deus.

Porque mantermos uma freqüência aos cultos na IGREJA é tão valioso? Vejamos a resposta:

  • Porque somos ajudados, a manter a perspectiva correta desta vida, discernindo a vida atual e a vida futura que Cristo irá nos dar;
  • Para que cresçamos espiritualmente, a Bíblia fala que precisamos nos alimentar de um “leite racional”, ou seja, da Palavra de Deus, do estudo da Bíblia. I Pedro 2:2 diz “... Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo ...”;
  • Para vencermos as tentações do dia-a-dia, pois principalmente na IGREJA devemos orar por nós mesmos e pelos outros irmãos. Tiago 5:16 diz “...Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos ...”. Se estudarmos a Bíblia seremos ajudados a vencer as tentações, conforme descrito em Salmos 119:11 “...Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti ...”
  • Para ficarmos mais parecidos com Deus, em Efésios 5:1 diz “...SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados ...”;
  • Para nos preparamos para morar no céu;
  • Para poder encorajar aos que estão mais fracos, lemos sobre isto em Efésios 5:19 “...Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração ...” e Colossenses 3:16 “...A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração ...”

A IGREJA deve viver em comunhão constante. Se pegarmos uma churrasqueira e acendermos o carvão para gerar brasas para tostar uma carne, sabemos que quanto mais juntas estiverem estas brasas, maior será o calor da “união” delas. Se afastarmos as brasas deixando-as a uma certa distancia dentre si, o calor que cada uma gera logo esfriará, pois não estão unidas, e logo o “esfriamento” surgirá.

Como disse, a IGREJA deve ser um local de continua união, assim como as brasas de uma churrasqueira, para poder gerar “calor espiritual” de forma que todos os membros venham a sentir, a trabalhar e a desfrutar da mesma coisa em Cristo Jesus.

Em Mateus 6:33 lemos “...Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” – Se faltamos aos cultos como é que podemos dizer de cabeça erguida e de cara limpa que estamos buscando primeiramente o Reino de Deus?

Em Tito 3:1 lemos “...ADMOESTA-OS a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra.” – Se faltamos aos cultos como é que podemos dizer que estamos prontos para fazer toda boa obra?
principados o crente deve ser obediente às autoridades civis e governamentais; deve cumprir a lei civil, ser bom cidadão e agir como vizinho Cortez e prestimoso


Em Efésios 5:16 lemos “...Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” – Se faltamos aos cultos como é que podemos dizer que estamos aproveitando ao máximo nosso tempo para estarmos cada vez mais preparados para Cristo?
Gálatas 6                                                                                                                                    10 Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.                                                                                                    Colossenses 4                                                                                                                                 5 Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.


Em Marcos 12:13 lemos “...E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem nalguma palavra.” – No passado pessoas estavam em busca de algum erro que Jesus viesse a cometer pensando que ele não conhecia as Escrituras. Você pode afirmar que está apto a não tropeçar em nada na Palavra de Deus?

Em Romanos 12:1 lemos “... ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” – Se faltamos aos cultos como podemos dizer que estamos nos oferecendo em forma de sacrifício vivo ao nosso Deus?
QUE APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS EM SACRIFÍCIO VIVO. O crente deve ter uma paixão sincera por agradar a Deus, no amor, na devoção, no louvor, na santidade e no servir. (1) Nosso maior desejo deve ser uma vida de santidade, e sermos aceitos por Deus. Para isso, precisamos separar-nos do mundo e aproximar-nos cada vez mais de Deus (v. 2). Devemos viver para Deus, adorá-lo, obedecer-lhe; opor-nos ao pecado e apegar-nos à justiça; resistir e repudiar o mal, ser generosos com o próximo na prática de boas obras, imitar a Cristo, segui-lo, servi-lo, andar na direção do Espírito Santo e ser cheio dEle. (2) Devemos apresentar a Deus, nosso corpo como morto ao pecado e como templo do Espírito Santo
Em I Coríntios 15:58 lemos: “... Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” – Se faltamos aos cultos, como podemos afirmar que estamos trabalhando para o Senhor, e que ele irá nos abençoar?


Deixe-lhe contar uma história que talvez colabore para que vc compreenda a importância de freqüentar sua IGREJA:

“...
Um freqüentador de igreja escreveu para o editor de um jornal e declarou que não faz sentido ir aos cultos todos os domingos.

"Eu tenho ido à igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões. Mas, por minha vida, com exceção de um ou outro, eu não consigo lembrar da maioria deles... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os pastores também estão desperdiçando o tempo deles".

Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para alegria do editor chefe do jornal, que recebeu diversas cartas, das quais, ele decidiu publicar esta resposta de um outro leitor:

"Eu estou casado há mais de 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições. Mas, por minha vida, com exceção de uma  ou outra, eu não consigo me lembrar da maioria delas, mas de uma coisa eu sei, todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu e nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha alma e de minha família, estaríamos hoje em terríveis condições espirituais".


Porque temos que ir a IGREJA?
Para nos alimentar espiritualmente, mesmo que eu e você nunca venhamos a nos lembrar do que o nosso pastor ou irmão pregou no último culto.


Porque temos que ir a IGREJA? Por que:

  • Deus é digno de nossa adoração. Salmos 100:4-5 “...Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.”
  • Encontrar Deus, meditar sobre Jesus. Salmos 27:4 “...Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.”
  • Hoje é mais importante ainda buscar a Deus. Hebreus 10:25 “...Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
  • Jesus promete sua presença entre nós. Mateus 18:20 “...Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”
  • Temos liberdade para adorar a Deus, por enquanto. Salmos 122:1 “...ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.”
  • Temos que ir a IGREJA para ouvir e aprender. Eclesiastes 5:1 “...GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.” 

 GUARDA O TEU PÉ, QUANDO ENTRARES NA CASA DE DEUS. Deve-se estar com reverência na casa de Deus, e não com desrespeito. Obs: chupar bala, mascar chiclete, bermuda, camiseta sem manga chapéu, boné, etc

Prepare-se espiritualmente antes de adentrar a casa de Deus, e assim esteja em condições de ouvir a voz de Deus e de obedecê-la.

  • Encontrar Deus. Habacuque 2:20 “...Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.”
  • Seguirmos o exemplo de Jesus. Lucas 4:16 “...E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler

Devemos nos lembrar sempre que servimos a um Deus extremamente exigente, que gosta que o sirvemos como o mais extremos respeito, seguindo todos os seus preceitos, e não os nossos.