src=httph1.flashvortex.comdisplay.phpid=2_1317268078_2932_134_0_660_41_6_1_124 type=textjavascriptscript

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgESC9Y-MySZuabR2m3B6hzA8aS0bolc-oNRzcFQy6Qr6LiEo239EsgVR3oxlHRgQoPUkuEW3w9rjVb9eBBLilp0tOBW8QYEaN5Ylsi6DNuONPwAcEmPTFNsvYyC3RHHUH_1aNSh9tlm0I/s320/duvida.jpgCONVICÇÃO, CERTEZA e CONFIANÇA

O assunto principal a ser tratado é CONVICÇÃO. Este tema é muito importante na atualidade, visto que vivemos momentos de  incerteza e desconfiança.
A intenção é levar-nos à reflexão sobre tão importantes posicionamentos diante do quadro de instabilidade espiritual que vive o povo de Deus.

Na verdade faço uma mistura dos assuntos, visto que os três (convicção, certeza e confiança) são praticamente inseparáveis e são relacionados à fé cristã.
Antes de continuarmos, vamos traçar um roteiro de 07 pontos principais para melhor refletirmos este tema:
1.    Explicando o significado CONVICÇÃO;
2.    Falta convicção nos evangélicos atuais;
3.    A urgência;
4.    O homem de duplo pensamento é inconstante;
5.    A convicção mantém o crente seguro em qualquer ambiente;
6.    O papel dos líderes no desenvolvimento da convicção do crente;
7.    Sem fé é impossível agradar a Deus.
1 - Explicando o significado de convicção:
A palavra convicção de acordo com o dicionário da Língua Portuguesa significa:
"Resultado de convencer; certeza obtida por demonstração ou por evidências; crença baseada em provas"
Vc é pai ou mãe tem certeza disso!
Acrescento ainda a este significado um sentido mais profundo, onde afirmo que a convicção trata-se de uma crença segura em um determinado conceito que leva o indivíduo a defender, com todas as suas forças, aquilo em que ele acredita. A convicção está relacionada à certeza de que os escritos bíblicos são verdadeiros, embora os fatos não tenham sido presenciados  pelas pessoas de nossa época no momento em que ocorreram, mas baseando-nos de que a bíblia foi “inspirada”( Sopro (Jó 33.4). 2) Influência especial do Espírito Santo ao guiar alguns dos seus servos do passado para dizerem ou escreverem aquilo que ele quis comunicar aos seres humanos. (2Tm 3.16; 1Pe 1.10-11; 2Pe 1.19-21).") pelo Espírito Santo aos homens e por isso  estamos convictos de que a Bíblia é a Palavra de Deus.

2 – Falta convicção de salvação em muitos evangélicos atuais
A convicção da salvação é o que entendemos que falta na vida de muitos evangélicos da atualidade. Basta observarmos o comportamento contraditório de alguns do nosso povo para chegarmos à conclusão de que falta comprometimento real com o evangelho de Cristo. 

Exemplo disto é a busca pelas igrejas no interesse de conquistar bênçãos materiais em primeiro lugar. Isto é uma clara contradição aos valores bíblicos.  Como alguém pode falar no Deus bíblico que diz "vai vende tudo o que tens e dê aos pobres e assim terás um tesouro no céu", e, ao mesmo tempo, buscar as coisas materiais em primeiro lugar. A bíblia ensina que a busca pela salvação deve ser em primeiro plano. Esta
“inversão de valores” da igreja faz com que os seus membros fiquem desorientados. Vimos isto acontecendo nos tempos de Jesus:
"Jesus purifica o templo: João Jo.2.13; Mt 21.12-17; Mc 11.15-18; Lc 19.45-48
E estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.
E, tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, bem como os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas,
e disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes e não façais da casa de meu Pai casa de vendas.
E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará."
Percebemos que existem várias pessoas no mundo cristão titubiando entre dois pensamentos. Ou seja, divididos entre o que aprendem na igreja com aquilo que aprendem nas faculdades, escolas e nos programas ditos evangélicos da TV. Muitos se encontram na situação descrita por João, no livro de Apocalipse, relatando as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: "Mornos" - nem frios, nem quentes. (Ap 3.15 e 16)
A falta de “convicção” de “certeza” e “confiança” plena na mensagem bíblica leva o crente ao esfriamento, assim como a ter dúvidas à respeito do caminho que está seguindo. Ninguém consegue "servir a dois senhores!".
 "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." (Mt.6.24)
Assim como, não é possível sermos felizes pisando em terreno inseguro. “Convicção” corresponde a pisar em terreno firme, seguro, sem dúvidas, seguindo com determinação a carreira que nos foi proposta através dos ensinamentos deixados pelos santos profetas e apóstolos. 
 "Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta," (Hb.12.1)
3 - Urgência
Precisamos destacar a urgência do assunto em pauta. A igreja vive momentos duvidosos sobre o certo e o errado. Na maior parte das vezes o problema está relacionado à falta de conhecimento da Palavra de Deus. 
"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mt 22.29)
As influências dos falsos pregadores, ensinadores e outros com fácil acesso aos irmãos estão destruindo as convicções transmitidas pelo pastor da igraja
O momento de voltar a acreditar com toda convicção na Bíblia Sagrada é hoje. É agora! É urgente!
4 - O homem de duplo pensamento é inconstante
Na carta de Tiago 1.6-8 está escrito que o homem duvidoso é como a onda do mar, levada pelo vento. Diz ainda, que este homem é inconstante em todos os seus caminhos. Traduzindo é o crente que uma hora crê de uma forma, dependendo do momento, crê de outra forma, e assim vai. Não tem convicção de sua chamada para a salvação. A previsão para estes é severa "não pense o tal que receberá do Senhor alguma coisa".
5 - A convicção mantém o crente seguro em qualquer ambiente
A bíblia relata a comparação ao homem prudente que construiu sua casa na rocha. Assim é o crente convicto da verdade dos ensinamentos bíblicos - é como uma rocha. Vem os ventos, as chuvas, as tempestades, mas a casa está firme. Fazendo uma análise à nossa vida baseada no texto em referência, os ventos, as tempestades, as chuvas são os problemas, as dificuldades, e também os "novos evangelhos" da atualidade insejando um novo comportamento mais atualizado. Quando vem estas coisas, o crente em Cristo permanece firme como edificado na Rocha.
"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. " (Mateus 7.24 e 25)
6 - Sem fé é impossível agradar a Deus
Hebreus 11
Analisando mais profundamente, certeza é saber que aquilo que se está fazendo é o certo. Neste ponto destaca-se o entendimento sobre a Verdade Absoluta. 
A Verdade Absoluta está relacionada ao Cristo que declarou: "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. O crente em Cristo acredita com toda certeza que só o Senhor é Deus.